Não encontrou a edição que estava procurando?
Clique no botão abaixo e seja o primeiro a saber
Sobre
Intelectuais negros em Santa Catarina: vida e obra de Ildefonso Juvenal da Silva
Nesse curso, conduzido por Fábio Garcia, historiador e autor do livro: “Ildefonso Juvenal da Silva, um memorialista negro no Sul do Brasil”, vamos conhecer um pouco da vida e obra desse grande intelectual negro catarinense.
Ildefonso Juvenal da Silva foi um escritor, poeta, orador, militar e farmacêutico brasileiro. Primeiro homem negro a se formar em uma instituição de ensino superior do estado de Santa Catarina, em 1924.
Major da Polícia Militar, Ildefonso Juvenal alcançou destaque como jornalista ao escrever para a imprensa local, identificado como um exímio cronista. Também foi membro de diversas associações literárias, foi cofundador da Associação dos Homens de Cor, do Centro Cívico e Recreativo José Boiteux, do Centro Catarinense de Letras, da Associação Promotora da Herma de Cruz e Sousa e da Associação dos Farmacêuticos de Santa Catarina. Faleceu em 9 de março de 1965 e deixou uma grande obra literária.
Afrocultura Sesc-SC
O projeto é uma iniciativa do Sesc Santa Catarina e tem como objetivo à promoção da cultura e da educação para combater a discriminação étnica e racial. Por meio de diversas atividades formativas e educativas, ação busca construir uma sociedade mais inclusiva e antirracista.
Organizadores
José Augusto da Silva Neto
Doutor e Mestre em Educação na linha de pesquisa de História e Historiografia da Educação. Graduado em Biblioteconomia e Pedagogia, atua como Analista de Cultura no Sesc-SC com foco nos projetos de Biblioteca e Literatura.
Rogaciano Rodrigues
Doutor em Teatro com estudos na área do corpo com foco nas brincadeiras das tradições culturais populares brasileiras, Mestre em Educação e Graduado em Artes Cênicas. Atua como analista de cultura no Sesc-SC acompanhando os Cursos de Artes, projetos com foco em mediação e ações formativas.